A Economia Circular estimula novas práticas de gestão e muda o conceito da relação entre a sociedade e a produção dos bens de consumo.
Sustentabilidade
Muitos materiais naturais não renováveis estão chegando próximo da exaustão. A economia circular abrange o reciclo, reuso e remanufatura de resíduos industriais, além do uso de biomassa renovável nos processos químicos.
Produção de Alimentos
O sistema de produção de alimentos enfrenta grandes desafios, como aumento da população, mudanças climáticas, degradação e baixa produtividade de terras agrícolas. Nos oceanos os problemas também são graves, como sobrepesca, contaminação com substâncias antropogênicas prejudiciais e acidificação. Em relatório recentemente divulgado a respeito dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, as Nações Unidas destacam a necessidade urgente de diminuir o fardo da humanidade em nosso planeta. Assim, considerando o profundo impacto ambiental dos setores de fabricação, a química sustentável pode contribuir para enfrentar os desafios que foram propostos para o desenvolvimento sustentável.
A solução para manter o abastecimento global de alimentos pode residir na adoção em grande escala de novas tecnologias.
Processos químicos sustentáveis vêm sendo introduzidos na indústria e academia desde as décadas de 1980 e 1990. Conhecida como química verde, atualmente está exigindo uma nova abordagem sobre as pessoas, o planeta e resultados financeiros. Tendo em vista que rotas sustentáveis para processos químicos devem, necessariamente ser economicamente viáveis, a química verde que antes atendia aos processos lineares, está sendo adaptada para uma transição de Economia Circular.
Neste contexto, a química circular visa tornar os processos químicos realmente ciclos fechados, expandindo o escopo da sustentabilidade de otimização do processo a todo o ciclo de vida de produtos químicos. Para isto, os processos devem adotar novas tecnologias, prevenindo o uso de solventes orgânicos prejudiciais, reduzindo o número de etapas de fabricação para obter os mesmos produtos, com menos fases de processamento. Assim, os processos utilizam menos energia, evitam desperdício de materiais, criando um circuito fechado para indústria sem resíduos.
Fonte:
Comments